A azinheira é uma árvore tipicamente portuguesa, existe espontaneamente em todo o país mas com especial importância no interior do Alentejo. Esta espécie é conhecida pela sua robustez e facilidade de adaptação; tolera climas secos, pluviosidade baixa, altitudes elevadas e suporta qualquer tipo de solo, incluindo litossolos (solos imediatamente colocados sobre as rochas, não criando assim condições favoráveis para a agricultura).
Os montados de azinho (povoamentos de azinheiras onde estas são plantadas de forma dispersa para poderem desenvolver a sua copa horizontalmente) eram e são, agora mais raramente, utilizados para o cultivo destas mesmas árvores para um posterior aproveitamento dos seus recursos:
· A madeira, embora muito dura e compacta, é bastante utilizada como lenha, uma vez que é um excelente combustível.
· As folhas, quando deixadas no solo, em épocas de escasseio de pasto, podem ser também utilizadas como complemento de alimentação para o gado.
· O fruto (a bolota) serve de principal alimento aos porcos (montanheira) de cor preta que produzem o presunto pata-negra. Para além disso, são lhe também atribuídas propriedades curativas para diarreias e desinterias (infecção do intestino grosso).
Sem comentários:
Enviar um comentário