Etiquetas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O rosmaninho no Alentejo

Esta espécie de flores, muito características da nossa região, é conhecida pelo seu odor, que é semelhante à alfazema, uma vez que são da mesma família. Sobre a sua forma, podemos dizer que possuem “espigas” violetas características.
 Encontram-se principalmente no campo, na estação mais quente do ano, no Verão. Podem ser utilizadas para diversos fins, como a medicina, e por vezes até mesmo ingeridos, em chás.
Muitas pessoas dizem que tem efeitos calmantes, ajudando as pessoas que sofrem de insónias ou problemas de stress, e que também ajudam pessoas com problemas de asma.


Qual o propósito do nosso blog?

       Nós, somos alunos da Escola Secundária de Serpa, e na disciplina de formação cívica, estamos a desenvolver um projecto sobre a flora da nossa região. Achámos este tema bastante interessante de abordar, pois é um assunto um pouco esquecido pela nossa geração apesar de termos um vasta e muito bonita flora, aqui, no baixo Alentejo. Queremos assim, apresentar ao público em geral uma abordagem interessante sobre a diversidade de plantas que temos.