
21-12-2011
De acordo com os dados da CVRA (Comissão Vitivinícola Regional Alentejana), entre 1 de Janeiro e 31 de Outubro do corrente ano, as exportações de Vinhos do Alentejo para os principais mercados fora da União Europeia tiveram um aumento de 34,5% face a 2010.
Os EUA mantêm-se na posição cimeira, como um dos grandes importadores de vinho do Alentejo, representando 11,79% do total de exportações de vinho da região. Os países que mais aumentaram o seu volume de importações, foram Angola, com um aumento de 82,5% em comparação com o ano anterior, China (juntamente com Macau e Hong Kong) com 44%, o Brasil e o Canadá com 14,9% e 10,2%, respectivamente.
Embora com números brutos inferiores, comparativamente aos países em cima enunciados, a Rússia e a Noruega tiveram um elevado aumento a nível percentual. Para a Noruega, por exemplo, foi exportado cinco vezes mais vinho este ano do que em 2010.
Estes fortes aumentos são bastante positivos para o país e demonstrativos da saúde dos vinhos portugueses, em particular dos vinhos do Alentejo, cada vez melhor representados nos mercados mundiais.