Etiquetas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sobreiro

O Sobreiro, também conhecido como Sobro ou, mais vulgarmente no Alentejo, como Chaparro, juntamente com o Pinheiro-bravo, é das espécies mais predominantes em Portugal, mais particularmente no Alentejo Litoral e em serras algarvias.
                Os solos, para que os sobreiros cresçam e se desenvolvam em condições, requerem humidade, que sejam relativamente profundos, sejam também bastante férteis mas, por outro lado, conseguem tolerar temperaturas elevadas e períodos secos até 4 meses seguidos (clima tipicamente alentejano).
O Sobreiro, antes da intervenção humana nascia espontaneamente em muitos locais da Península Ibérica, formando florestas cerradas. A abundância da espécie continuou, tanto de forma natural como através da plantação propositada pelo Homem, devido ao seu importante valor na agricultura e consequente na economia. Esta importância deve-se à extração de cortiça, a qual é utilizada para o fabrico de isolantes térmicos e sonoros, mas, principalmente, para a produção de rolhas para garrafas; é necessário então salientar que Portugal é o maior produtor mundial de cortiça.


Sem comentários:

Enviar um comentário